A política é um jogo.
A política é um jogo de estratégia.
A política é um jogo de estratégia com definição concreta e absoluta do objectivo a alcançar.
A estratégia estabelecida por norma contém uma série de “efeitos especiais” para que os adversários não percebam a real intenção, o verdadeiro alcance das jogadas, o objectivo último de determinada movimentação das peças no plano em que se desenrola o propósito.
A política é um jogo de estratégia em que se revela necessário e oportuno, passo a passo, consolidar o percurso, até á jogada final, em que a tal verdadeira razão de toda a movimentação das peças no tabuleiro, se revela, com a impossibilidade de reacção do adversário.
Diz o manual que o adversário deve ser desprovido progressivamente da sua capacidade de recurso aos meios que possibilitem o fortalecimento da sua resposta.
Diz também que as jogadas devem ser dispostas de forma a que permitam a quem observa o jogo, conseguir formular múltiplos cenários sem uma antevisão consistente.
Para o sucesso de uma estratégia política á que eleger um adversário ou vários, sendo que o desgaste de cada um deles contribui para a derrota do verdadeiro adversário e objectivo ultimo da mesma.
Sem comentários:
Enviar um comentário