Imagem de: geometricasnet.wordpress.com |
Numa sociedade voluntária a hierarquia não existe.
A sociedade voluntária é uma sociedade sem classes.
As contribuições de todos ou de qualquer individuo tem o mesmo valor.
Todas as pessoas nascem com a capacidade para desenvolver uma função em determinada área, normalmente reconhecida por associação ao prazer que o individuo obtêm ao executar essa tarefa.
Todas as pessoas nascem com o desejo de criar.
A vontade de criar, construir, realizar algo é inato ao ser humano.
Todos temos a necessidade de criar, por forma a desenvolver a consciência de plena realização no plano existencial.
Todos os indivíduos são livres de participar ou não no desenvolvimento da sociedade conforme a sua vontade.
Não pode ser exercida sobre o individuo qualquer forma de violência física ou psicológica.
Numa sociedade voluntária a propriedade não existe.
Existe o direito a usufruir de todo o progresso alcançado pela sociedade.
A sociedade voluntária é uma sociedade sem classes.
As contribuições de todos ou de qualquer individuo tem o mesmo valor.
Todas as pessoas nascem com a capacidade para desenvolver uma função em determinada área, normalmente reconhecida por associação ao prazer que o individuo obtêm ao executar essa tarefa.
Todas as pessoas nascem com o desejo de criar.
A vontade de criar, construir, realizar algo é inato ao ser humano.
Todos temos a necessidade de criar, por forma a desenvolver a consciência de plena realização no plano existencial.
Todos os indivíduos são livres de participar ou não no desenvolvimento da sociedade conforme a sua vontade.
Não pode ser exercida sobre o individuo qualquer forma de violência física ou psicológica.
Numa sociedade voluntária a propriedade não existe.
Existe o direito a usufruir de todo o progresso alcançado pela sociedade.
Todos os bens materiais ou progressos sociais evolutivos conseguidos pela sociedade são distribuídos pelos indivíduos que dela fazem parte.
Numa sociedade voluntária o valor conferido aos bens não é determinado por uma referencia monetária.
Os bens não possuem valor intrínseco, sendo determinado, em caso, pelo imperativo de satisfazer as necessidades da sociedade.
Numa sociedade voluntária a tendência não é para a concentração de indivíduos em enormes aglomerados, sendo que a maioria das necessidades são preenchidas localmente.
A sociedade voluntária exerce a sua actividade e satisfaz as suas necessidades em compreensão, respeito e parceria com o meio ambiente que o rodeia e no essencial que o suporta.
A sociedade voluntária abandona o perfil de produção massiva constante que implica o consumo massivo constante.
A produção baseia-se na auto-suficiência e nas reais necessidades.
Numa sociedade voluntária o valor conferido aos bens não é determinado por uma referencia monetária.
Os bens não possuem valor intrínseco, sendo determinado, em caso, pelo imperativo de satisfazer as necessidades da sociedade.
Numa sociedade voluntária a tendência não é para a concentração de indivíduos em enormes aglomerados, sendo que a maioria das necessidades são preenchidas localmente.
A sociedade voluntária exerce a sua actividade e satisfaz as suas necessidades em compreensão, respeito e parceria com o meio ambiente que o rodeia e no essencial que o suporta.
A sociedade voluntária abandona o perfil de produção massiva constante que implica o consumo massivo constante.
A produção baseia-se na auto-suficiência e nas reais necessidades.
Claro
ResponderEliminarQue apareço aqui
Depois de "lá" ter posto um comentário...
Apenas três notas:
Primeira: Todas as reflexões em torno de alternativas, são contributos úteis pois dessa dinâmica sairá, sem duvida, o rumo certo (entretanto ter-se-ão discutido e revisto valores, conscencializado sobre o que de mais nobre reune da natureza humana: a capacidade de traçar o seu próprio destino;
Segundo: Qualque proposta de reflexão deve saber excluir (e combater) os vicios e as lógicas do sistema actual e do processo histórico que lhe deu origem, caso contrário a probabilidade de se repetirem os erros é elevada. Algumas leituras são obrigatórias, a começar pela "Origem da Familia, do Estado e da Propriedade Privada"...
Terceiro: È necessário envolver gente na discussão e envolver-se em outras discussões, difundindo e influenciando a marcha do pensamento. (isto porque não acredito que um pensamento individual dê outro resultado que não seja a criação de - mais uma - seita)
Sugestão, abra o seu blogue à inscrição de seguidores. Pode ser?
O sistema actual criou um circulo vicioso dificil de escapar,pois joga com as fraquezas do ser humano,em especial com os ditos 7 pecados mortais,ora quais são eles!? www.bilder-livros.blogspot.com
ResponderEliminarAnónimo
ResponderEliminarPodes sentir-te em casa para explanares sobre o assunto.Como disse o Rogério e muito bem, todas as reflexões são bem vindas.
Agradeço.