Sociedade voluntária

Sociedade voluntária

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Projecto Anarquinta - Clube agrícola

Anarquinta - clube agrícola é um projecto inspirado numa filosofia e numa necessidade, uma filosofia que procura uma outra resposta para a interacção entre as pessoas em sociedade, uma outra forma de funcionar, agora mais que nunca o tempo e o propósito são fundamentais pois as velhas estruturas que nos regem estão a ruir.
E uma necessidade também, uma necessidade que se tornou evidente para todos, é preciso produzir! mas produzir com outras e novas regras, objectivos e conceitos, porque produzir é muito mais que o produto em si, é um universo de interacções, de relacionamentos entre seres humanos e de respeito e sustentabilidade para com o ecossistema.
Pretende-se que este projecto seja uma alternativa e uma parte da solução, quando hoje no mundo, a média de idade dos agricultores se situa nos 60 anos, dentro de uma década se nada for feito não existirão agricultores, o que deixa prever uma carência alimentar grave para o futuro.
É também uma tentativa de repor alguns valores perdidos como por exemplo devolver ao dinheiro o seu verdadeiro lugar, um lugar secundário, um lugar de suporte à produção dos bens que são na realidade o importante e não o dinheiro per si.
O espirito desta iniciativa comporta um incremento à liberdade que obviamente se atinge com responsabilidade, este é um projecto sério, honesto, um projecto em que é preciso acreditar.
Anarquinta - Clube agrícola é um projecto de agricultura biológica, porque também somos aquilo que comemos!
Anarquinta - clube agricola, está pensado no enquadramento do conceito de agricultura de suporte comunitário, ou seja uma produção agricola com destinatários definidos como membros, os membros, através de uma anuidade o mais simbólica possível financiam a actividade e a produção agrícola que será distribuída por todos.
Procuramos para início de projecto atingir 1700 membros com uma anuidade de 60 euros, ou seja 5 euros mensais que servirão para aquisição da quinta, estufas, apoio de instituição de acompanhamento à agricultura biológica e todo o equipamento necessário á actividade.
Prevê-se a aquisição de uma quinta agrícola com entre 5 e 10 hectares com regadio, no Alentejo ou Castelo Branco.

Expõe-se o projecto e procura-se financiar desta forma directa o preenchimento das necessidades, a qualidade alimentar e a sutentabilidade dos ecossistemas.



Sem comentários:

Enviar um comentário