Factos e análises internacionais revelam que grande parte dos países desenvolvidos do Ocidente, estão ou estarão em regime de austeridade e/ou equilibrio de contas.
As grandes massas de consumidores destes países terão á sua disponibilidade menos recursos para consumir e pessoas desempregadas não consomem!
Grécia , Irlanda, Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, outros de que não se fala e ...EUA, não mais verão crescimento económico através do consumo interno.
Como tal, todos apontam o caminho para o crescimento baseado no aumento das exportações.
Se adicionarmos este impeto exportador ao dos países que actualmente estão em crescimento, precisamente porque são maioritáriamente exportadores, perguntamos quem vai consumir tudo o que é necessário produzir para que haja crescimento económico?
Quem vai consumir?
A China poderia ser uma solução, mas é essencialmente exportadora e vai levar tempo para constituir uma massa de consumidores capaz de substituir os EUA.
Se conjugarmos estes factores com o requisito de energia a um preço razoavel para que a economia global avance, verificamos que é extremamente dificil voltar aos niveis de crescimento anteriores com o mesmo paradigma.
Apenas uma solução parece apresentar a capacidade de construir um futuro mais dinâmico e equilibrado.
Um novo sistema económico e financeiro
Entretanto vão respirando.
Sem comentários:
Enviar um comentário